Módulo 3

Desenho Universal de Aprendizagem

Atividade:

Utilizei um instrumento de planificação de aula - o Lesson Builder CAST


(clique para aceder ao link)





























Questão para discussão:

Questão para estimular a discussão: Que reflexões faria sobre a sua experiência como aluno(a)/estudante na forma como foi ensinado e aprendeu? Que abordagem pedagógica  predominou – uma uniformização para todos ou uma preocupação com as dificuldades/capacidades de cada um?







Recuando 28 anos, considero que o ensino na altura era muito expositivo e transmissivo. Não se valorizava as opiniões, o processo mas unicamente os resultados obtidos nos testes. O professor em sala de aula transmitia a matéria e nós éramos uns meros ouvintes, solicitados a participar. Tudo era uniformizado e quase automatizado! O saber era todo centrado no professor, ensinando sempre da mesma forma e não diversificando os materiais. A interação entre pares, dentro de sala de aula era inexistente. Uma das recordações mais positivas e marcantes, foi o facto de uma professora estagiária estar connosco apenas alguns dias e introduziu algo de novo na nossa sala: pinturas nos vidros das salas! Que novidade! Era primavera e pelos vidros reluziam borboletas, flores, ervas, abelhas, quase que conseguia sentir o cheiro a primavera dentro da sala. Bem, chorei desalmadamente quando soube que a professora ia embora.


Questionário VARK



Penso que este episódio também reflete o meu modo de aprendizagem, segundo o questionário Vark. Os resultados foram:Visual: 6
Auditivo: 2
Leitura/Escrita: 1
Cinestésico: 7
Refletindo uma aprendizagem multimodal.

Efetivamente, em todo o percurso académico e nas várias áreas da vida, preciso de ver para saber fazer e compreender. Tudo ser que ser decomposto para saber como é todo o processo até chegar ao produto final. Sempre preferi aulas com apresentações dinâmicas, gráficos, tabelas, esquemas. Recordo-me de estudar para exames e fazer esquemas da matéria. Praticamente "tirava uma fotografia" ao esquema e conseguia lembrar-me no exame, do que estava escrito no esquema que tinha elaborado.
O modo cinestésico também reflete perfeitamente o meu estilo de aprendizagem (aliado ao visual) o facto de ter que usar o corpo, experimentar, é o caminho para que a fazer possa aprender.







 



Sem comentários:

Enviar um comentário