Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio
Da sua experiência pessoal ou profissional pode relatar que tipo de tecnologias viu usar por aluno com necessidades especiais ou pessoa com deficiência que contribuíssem de forma decisiva para a respetiva participação e atividade?
Nos dias de hoje as tecnologias são uma ferramenta fundamental na aprendizagem e participação do aluno. São super dinâmicas e conseguimos andar com elas no bolso. Recordo-me muitas vezes de um aluno, com um quadro muito grave ao nível da atividade e participação, em que o modo de comunicação era através de gritos e apontar. Através dos símbolos SPC, depois de muitas tentativas frustadas, houve um dia que o aluno apontou para o símbolo de beber água e a sua necessidade foi satisfeita... è preciso acreditar e vasculhar aquilo que o mundo tecnológico nos tem para oferecer e adequá-lo a cada aluno que tenhámos, é esse o nosso dever e deve ser essa a nossa satisfação, ajudar um aluno a conseguir ultrapassar as suas próprias barreiras. Pela panóplia de programas que existem e que aqui são transmitidos, na minha opinião deveria haver mais formação gratuita na área das tecnologias e acessibilidade junto dos docentes. Devo referir que um dos alunos que apoiava iniciou a utilização do GRID, pedimos formaçao inicial para navegar no programa (que não é muito intuitivo) mas, teríamos que pagar por 6 horas (através do CRI, que já teria um desconto) 60€. Ainda existem alguns lobbies... Acima de tudo é, importante, pela minha experiência pessoal, e riquíssimo oferecer um ambiente de aprendizagem e estimulante e as novas tecnologias ajudam bastante ao envolvimento dos alunos. É essencial dominar diversos programas, para proporcionar aos alunos alcances inimagináveis, interações construtivas, ambientes saudáveis e proatividade.
Sem comentários:
Enviar um comentário