Módulo 2

Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio
 
Atividade






Não conhecia esta ferramenta e adorei experimentar. É muito intuitivo e tem tudo o que necessitamos desde, imagens, vídeo, som, gravação de voz, imediatamente ao nosso alcance.
Deparei-me com uma dificuldade, que penso ser geral, não consegui importar a base de dados dos pictogramas. Ainda tentei na página do ARASAAC, o download do catálogo de pictogramas mas não consegui inserir no programa TICO  (dava erro de ficheiro).


Apesar deste contratempo, fui por outra via e criei imagens de alguns símbolos SPC do Boardmaker, para poder inserir nas tabelas a construir.
Gostei muito da versatilidade deste programa e com certeza de que vou usá-los muitas mais vezes.




Questão para discussão:
Da sua experiência pessoal ou profissional pode relatar que tipo de tecnologias viu usar por aluno com necessidades especiais ou pessoa com deficiência que contribuíssem de forma decisiva para a respetiva participação e atividade?



Comentário:

Nos dias de hoje as tecnologias são uma ferramenta fundamental na aprendizagem e participação do aluno. São super dinâmicas e conseguimos andar com elas no bolso. Recordo-me muitas vezes de um aluno, com um quadro muito grave ao nível da atividade e participação, em que o modo de comunicação era através de gritos e apontar. Através dos símbolos SPC, depois de muitas tentativas frustadas, houve um dia que o aluno apontou para o símbolo de beber água e a sua necessidade foi satisfeita... è preciso acreditar e vasculhar aquilo que o mundo tecnológico nos tem para oferecer e adequá-lo a cada aluno que tenhámos, é esse o nosso dever e deve ser essa a nossa satisfação, ajudar um aluno a conseguir ultrapassar as suas próprias barreiras. Pela panóplia de programas que existem e que aqui são transmitidos, na minha opinião deveria haver mais formação gratuita na área das tecnologias e acessibilidade junto dos docentes. Devo referir que um dos alunos que apoiava iniciou a utilização do GRID, pedimos formaçao inicial para navegar no programa (que não é muito intuitivo) mas, teríamos que pagar por 6 horas (através do CRI, que já teria um desconto) 60€. Ainda existem alguns lobbies... Acima de tudo é, importante, pela minha experiência pessoal, e riquíssimo oferecer um ambiente de aprendizagem e estimulante e as novas tecnologias ajudam bastante ao envolvimento dos alunos. É essencial dominar diversos programas, para proporcionar aos alunos alcances inimagináveis, interações construtivas, ambientes saudáveis e proatividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário